sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O financiamento com a Caixa Econômica Federal

Hoje vou continuar contar minha história, esse post seria polêmico se eu pudesse colocar aqui tudo que penso, mas não posso, vocês entenderão porquê.
Com o sumiço da construtora, fomos até a Caixa ver quanto restava do nosso financiamento para liberar. Com esse dinheiro tentaríamos contratar outra construtora ou um pedreiro por nossa conta para terminar nosso duplex.
Levamos um susto, vocês não vão acreditar, todas as parcelas do nosso financiamento já tinham sido liberadas, restavam somente um pequeno valor referente ao habite-se, uma parcela liberada somente após término do imóvel, como ressarcimento de despesas com documentação.
(Esse valor só é liberado quando conseguimos uma certidão de que a casa cumpriu o projeto e a legislação local exigidos pela prefeitura. Bom pessoal não sei falar para vocês com propriedade sobre esse assunto. Apenas estou colocando aqui com minhas palavras o que entendi. Se algum de vocês souber mais alguma coisa sobre o assunto, pode deixar nos comentários pois será de grande utilidade para todos nós leigos no assunto.)
Pedimos para conversar com o gerente, este nos explicou que não poderia fazer nada, pois financiamos a obra, a escolha da construtora seria de nossa responsabilidade.
Mas e as vistorias obrigatórias feitas pelo engenheiro da caixa para liberação das parcelas?
Como ele teria liberado todo nosso dinheiro com a casa naquelas condições?
São algumas das perguntas que até hoje procuro respostas.
Só para esclarecimento, a Caixa Econômica Federal libera recursos do financiamento de auto construção como ressarcimento pela parte da obra já executada.
Resumindo estávamos sem dinheiro, com uma grande dívida e sem o nosso sonhado lar.
Abrimos um processo contra a CEF e contra a construtora.
Apenas suspeitamos de facilitação de liberação de recursos indevido por parte de um funcionário da CEF. Que descobrimos mais tarde, tinha grau de parentesco com pessoas da construtora. Não há como afirmar nada, nosso processo segue, e eu infelizmente ainda não posso comentar aqui detalhes com vocês.
Quero deixar claro que o objetivo desse post e do blog em geral não é denegrir a imagem de ninguém. são apenas fatos que aconteceram comigo e escrevo para que outras pessoas tomem cuidados que eu não tomei.
Se me perguntarem se voltaria a financiar um imóvel pela CEF, eu diria que sim. Não posso julgar uma instituição inteira pelo que aconteceu na minha agência, especificamente comigo.
Apenas leiam mais, não assinem qualquer documento, eu sei que na hora só pensamos na realização de um sonho, mas que podem  trazer muitas dores de cabeça se feito sem pensar.
Segue fotos de como deixaram minha casa.




Minha cozinha

A casa ainda sem fiação elétrica



Fundos do meu duplex

Telhado sem terminar


Quarto do meu filho

Minha suíte

Lugar onde ficaria minha banheira de hidro

Visão da minha escada e um pouco da minha sala de jantar

Meu aquecedor solar sem instalar

Muro da frente sem terminar, sem relógio hidráulico de elétrico

Perspectiva geral da casa




2 comentários:

  1. Oi Roberta!
    Isso tudo é muito estranho. Oque sei, dito inclusive por um gerente da Caixa, é que eles são muito rigorosos com vistorias para liberação da grana... ou seja, se não estiver tudo feito certinho o valor da etapa fica retido.
    Então se o dinheiro da obra foi todo liberado mesmo sem o término dela, houve mutreta!
    E não me admira em nada, pois eu tenho uma conta com eles que não movimentava mais.
    Não havia usado cartão em caixa eletrônico, e pouco acessava via internet. A conta foi fraudada, fizeram vários empréstimos no meu nome.
    O gerente da agência onde eu tinha conta ainda insinuou que tivesse sido alguém da minha família... e depois de rolar um processo interno falou que não tinham muito o que fazer.
    Resolvi entrar com uma ação contra o banco, e quando fui lá solicitar um parecer do banco por escrito, dizendo que não iam me ressarcir (segundo advogado me orientou), pouco depois me informaram que milagrosamente a Caixa viu que foi fraude mesmo e todo meu dinheiro foi devolvido.
    Então não desista... endureça com eles e logo terás seu dinheiro de volta, pois claramente houve fraude!

    Boa sorte!
    (www.acasadavizinha.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, agradeço o apoio.
      Fiquei feliz em saber que no seu caso ficou tudo resolvido.
      Eu gostaria de comentar mais sobre o assunto, mas ainda não posso. Segue processo sob sigilo.
      Assim que tudo se resolver, faço um post.
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir

Olá seja bem vindo, aqui a "prosa" é boa, pode ficar a vontade, a casa também é sua